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Leia maisAlguém aí poderia me emprestar uma bola de cristal?
Se alguém achar uma me empresta porque eu gostaria de fazer somente uma pergunta: O que eu preciso fazer para prosperar em ambientes empresariais cada vez mais competitivos e em constante mudança?
Só essa, mais nenhuma. Simples assim.
Brincadeiras à parte, existem vários caminhos que levam a essa e outras tantas dúvidas que encontramos em nosso dia a dia.
As respostas não são simples, mas como eu não suporto a palavra “tentar” algumas respostas já usei, deram certo e outras ainda vou inventar afinal, a vida caminha para frente.
O que me ajuda hoje em dia é aliar a experiência que tenho de vida com as ferramentas de pesquisa que utilizo e como uma bússola me levam aos caminhos que desejo percorrer. Ter uma visão de mercado é mais do que uma análise superficial. É a habilidade de enxergar além, antecipar mudanças e tomar decisões estratégicas imbatíveis. Estamos entendendo aqui, como a capacidade de compreender profundamente o cenário comercial, identificar tendências, necessidades do cliente e oportunidades de crescimento.
É principalmente conversar com pessoas, professores, vizinhos, parentes enfim, com todos que queiram de alguma forma trazer algum tipo de conhecimento novo para sua vida.
Hora de parar de falar ou melhor, escrever e começar a dar as dicas:
1 – Tenha uma compreensão clara das demandas e emoções dos clientes.
Ajuste sua capacidade de ouvir ativamente, coletar feedback e analisar dados para identificar padrões e insights relevantes. Quando você entende o que os outros realmente querem e precisam é possível criar produtos, serviços e soluções que atendam a essas demandas de maneira única e convincente. E criar produtos é o que eu mais curto fazer.
2- Realize pesquisa constante.
A visão de mercado envolve estar atento às tendências do setor e às mudanças no ambiente competitivo. Ande por lugares onde nunca passou e observe tudo que está ao seu redor. Se possível anote os detalhes, essas informações um dia serão úteis para você. Imagine enquanto anda o que você poderia criar nesses lugares, exercite sua criatividade é assim que você começará a enxergar o que ninguém antes conseguiu ver.
3 – Antecipe-se às demandas
Seja um visionário de mercado, desenvolva a capacidade de prever as necessidades futuras. Como já falei no item anterior essa habilidade é fundamental para a inovação e o crescimento sustentável. Tudo o que se espera de um profissional é que ele possa criar soluções inovadoras permitindo-lhes estar à frente da concorrência. E você, na sua vida não gostaria de estar sempre na frente quando o assunto é futuro?
4- Planejamento é a base de tudo
Defina metas (aham…) e desenvolva estratégias para alcançá-las. Em um país como o nosso onde para cada situação problema temos pelo menos 30 perguntas diferentes, como fazer para manter o foco e não desviar do assunto. Essa é a pergunta de Us$ 1.000.000,00 de dólares. E uma das possíveis saídas é: crie um plano detalhado que leve em consideração tudo o que está em sua cabeça e coração. Planejar é escrever, desenhar e agir.
5 – Tenha a mentalidade de life long learning
Para se ter uma ótima visão de mercado é essencial manter a mentalidade de aprendizado contínuo, o que envolve estar disposto a explorar novas ideias, experimentar abordagens diferentes e buscar constantemente informações relevantes. É ter paciência e encontrar tempo para assistir uma boa série, ler um livro ou simplesmente comer uma pizza com quem ama. Aprendizagem contínua é falar sim para o novo, o diferente, aquilo que um “friozinho” na barriga, mas que no final sempre acaba bem.
Como em um bom filme de Hollywood quando a gente estuda mais, somos sempre o “mocinho” do vídeo e pode ter certeza, ele sempre se dá bem no final.
Quer algumas dicas de séries, me escreve, ou ainda tem uma boa dica para gente assistir, deixe nos comentários.
Abs
Silvio
SILVIO ACHERBOIM – CEO da ACHER CONSULTORIA E TREINAMENTO é apaixonado por gente e se especializou em desenvolver talentos. Com seus 30 anos de experiência em educação corporativa, soft skills, formação de times de alta performance, desenvolvimento de produtos, vendas e negociação, desperta nas pessoas a busca por meta competências como: comunicação, criatividade, empatia, visão holística dos negócios, liderança, capacidade em tomar decisões e agir, inovação e aprendizado contínuo. Assume que criar, inventar e treinar essas habilidades são sempre o melhor caminho para a construção do cotidiano. Nesses 23 anos no comando da ACHER já treinou mais de 100 mil pessoas em 120 diferentes empresas. Tem mostrado às pessoas que elas podem ser protagonistas e transformando seu dia a dia e sua carreira com motivação, enxergando e implementando soluções disruptivas. Autor de dois livros: “Negócio Fechado”, que já está em sua 10ª edição e “Vai lá e Vende”, com cerca de 3 mil exemplares distribuídos para diversas empresas.