Se não está sendo fácil para as organizações reterem seus...
Leia maisO preço da vida
Silvio Acherboim
ARTIGOS RECENTES SOBRE SOFTSKILLS
Inteligência Emocional – todos tem?
E quem não sabe se tem, como desenvolver? Para falar...
Leia maisARTIGOS RECENTES SOBRE VENDAS
Série BURNOUT E BURNON – ISSO PODE E VAI DERRUBAR VOCÊ- Episódio 3
O papel do COLABORADOR No post anterior, episódio 2, falamos...
Leia maisHoje trazemos à nossa reflexão a poderosa frase de Henry David Thoreau – “O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por ela.”
Este escritor e filósofo americano escreveu esta frase em 1854 no livro Walden ou A vida nos bosques, quando ele resolveu experimentar uma forma diferente de viver. Mudou-se para um bosque e sentiu como seria viver dando um tempo na vida em sociedade, privilegiando a natureza e vivendo de forma simples, com o estritamente necessário, encontrando a si mesmo.
Ele não se tornou um ermitão, mas teve muitos insights que lhe revelaram o verdadeiro valor de cada detalhe da vida e o tornaram consciente de que “um homem é rico em proporção ao número de coisas de que pode prescindir”, pois quanto mais se consegue abrir mão, mais liberdade terá e mais vida haverá para ser vivida.
O autor nos inspira a refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas e a avaliar o verdadeiro valor daquilo que queremos. Se hoje vivemos em uma sociedade marcada pelo consumo e pela ânsia de sempre querer mais é fácil perder de vista o significado que está por trás dessa frase – “O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por ela.”
Se analisarmos com cuidado vamos perceber que ela contém uma sabedoria profunda sobre nossas prioridades e o tempo finito que temos neste mundo.
Vamos aos exemplos: imagine, que cada decisão que tomamos exige um pagamento em forma de tempo, energia e dedicação. Cada objetivo, cada desejo, cada sonho requer um investimento de nossa vida.
Para comprarmos uma casa, temos que investir anos de trabalho árduo para pagar as parcelas. Ao escolhermos uma carreira, dedicamos uma grande parte de nossos dias a ela. Até mesmo as escolhas mais simples do dia a dia, como assistir televisão, passar tempo com a família, ou ficar horas nos aplicativos de celular, isso têm um preço em termos de nossa vida gasta.
Neste momento é que convido a todos a fazerem uma análise profunda de suas prioridades. O que realmente valorizamos? O que estamos dispostos a sacrificar para alcançar nossos objetivos? Será que estamos trocando nossa vida por coisas que, no final das contas, têm pouco valor real?
O “preço” exposto por Thoreau não se refere apenas a dinheiro, mas a todos os recursos finitos que a gente tem e nisso incluem-se nosso tempo, nossa saúde e principalmente nosso bem-estar emocional. Já parou para pensar quanto estamos sacrificando nossa saúde ou nossos relacionamentos em busca de sucesso material?
Aqui reflito que está mais do que na hora de adotarmos uma abordagem mais consciente em relação às nossas escolhas. Devemos questionar se o que estamos buscando realmente contribui para nossa felicidade e bem-estar a longo prazo. Devemos aprender a valorizar o tempo que temos e investir em coisas que realmente importam, como relacionamentos significativos, crescimento pessoal e contribuições para a sociedade.
Ao sermos cautelosos em nossas escolhas podemos calcular o preço que pagamos por qualquer coisa, por isso devemos fazer escolhas conscientes e alinhadas com nossos valores mais profundos, só assim encontraremos o equilíbrio entre nossos desejos materiais e a qualidade de nossa existência.
Sabemos que nossa vida é o recurso mais valioso que a gente tem e cabe a nós decidirmos, com sabedoria, como iremos investir.
Nós na Acher nos preocupamos em fazer escolhas conscientes e gostaríamos de estar a seu lado elaborando maneiras de lhe oferecer inúmeras opções. Fale com a gente!
Abs.
Silvio
SILVIO ACHERBOIM – CEO da ACHER CONSULTORIA E TREINAMENTO é apaixonado por gente e se especializou em desenvolver talentos. Com seus 30 anos de experiência em educação corporativa, soft skills, formação de times de alta performance, desenvolvimento de produtos, vendas e negociação, desperta nas pessoas a busca por meta competências como: comunicação, criatividade, empatia, visão holística dos negócios, liderança, capacidade em tomar decisões e agir, inovação e aprendizado contínuo. Assume que criar, inventar e treinar essas habilidades são sempre o melhor caminho para a construção do cotidiano. Nesses 23 anos no comando da ACHER já treinou mais de 100 mil pessoas em 120 diferentes empresas. Tem mostrado às pessoas que elas podem ser protagonistas e transformando seu dia a dia e sua carreira com motivação, enxergando e implementando soluções disruptivas. Autor de dois livros: “Negócio Fechado”, que já está em sua 10ª edição e “Vai lá e Vende”, com cerca de 3 mil exemplares distribuídos para diversas empresas.
Parte superior do formulário