CRIATIVIDADE NAS SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

15 de agosto de 2023

Silvio Acherboim

ARTIGOS RECENTES SOBRE SOFTSKILLS

ARTIGOS RECENTES SOBRE VENDAS

Este é um dos temas que eu mais gosto. Usar a criatividade para resolver problemas me fascina. Explico porque: são nas atitudes diferentes, inovadoras, disruptivas e eficazes que encontramos as soluções mais inusitadas.

A criatividade é a força condutora por trás da transformação de obstáculos aparentemente insolúveis em oportunidades possíveis. Ao pensarmos na criatividade em soluções de problemas, expandimos nossos esforços em explorar novos ângulos, vivenciar ideias originais e superar impasses.

Quando colocamos a criatividade diante de qualquer entrave, a primeira coisa que nos deparamos é com o status quo. Se deixar fluir novas ideias em vez de adotar modelos convencionais, encontrará uma maneira de explorar caminhos ainda não percorridas e questões nunca antes colocadas como alternativas. Algumas vezes novas proposições envolvem questionar situações previstas, entretanto, o importante é olhar além das soluções esperadas e considerar novas perspectivas, por mais malucas que pareçam.

Quando nos deparamos com uma menta criativa, percebemos uma rede complexa, capaz de unir ideias de diferentes campos para formar novos insights. Essa habilidade de conectar pontos aparentemente distintos é uma das principais forças da criatividade na resolução de problemas.

Mas como faço para ter ideias criativas e fugir da mesmice? Essa resposta de um milhão de dólares está dentro de cada um de nós. Desenvolver ideias criativas frequentemente envolve a liberdade de pensar sem restrições e a disposição de explorar territórios desconhecidos. Algumas soluções muitas vezes você encontrará fora do assunto em questão. É pensando de forma abrangente que você incentiva o pensamento divergente, onde múltiplas ideias são geradas antes de se chegar à solução final.

É o que chamamos de “pensar fora da caixa”, onde se cria um ambiente no qual floresce a inovação.

Vale aqui comentar que a criatividade na resolução de problemas não se limita apenas à geração de ideias. É necessário ter a capacidade de avaliar criticamente essas ideias e identificar as que realmente resultarão em soluções práticas para o nosso dia a dia. Para isso é aconselhável desenvolver um equilíbrio entre pensamento criativo e análise pragmática, garantindo que as soluções sejam viáveis e eficazes.

É importante ter em mente que quando mediamos conflitos sendo o líder de um time, fatalmente seremos parciais. Daí, a criatividade na mediação, utilizando locais diferentes, formas de explorar os fatos com bom senso, olhares genuínos de coletividade e compartilhamento de objetivos comuns são fundamentais para o equilíbrio da situação.

Tenho certeza que agora você está se perguntando: criatividade para resolver problemas não é um dom exclusivo de poucos privilegiados? Posso te garantir que isso é uma habilidade que pode ser cultivada e desenvolvida por qualquer pessoa. Você só precisa treinar novas práticas que envolvem sua exposição a diferentes fontes de inspiração. Para isso é necessário ter a mente aberta, vontade de buscar experiências novas e disposição para cometer erros e aprender com eles.

Para o mundo corporativo a criatividade na resolução de problemas é extremamente valiosa. As empresas enfrentam desafios complexos e em constante mudança, e as soluções criativas podem ser a chave para a inovação e o crescimento. A forma criativa de encarar novos desafios permite que as organizações se adaptem de forma rápida às mudanças do mercado, respondendo a uma demanda de produtos e serviços inovadores que rapidamente se destacam da concorrência.

Agora, pare por alguns instantes e pense na criatividade para o processo de resolução de problemas, liste algumas ideias que estão passando pela sua cabeça e o mais importante não julgue aquilo que está sentindo, com isso desenvolverá um potencial ilimitado para enfrentar os desafios de maneiras novas e impactantes.

Ah, e se acredita que não sabe “pensar fora da caixa” fale com a gente, vamos juntos construir uma.

Abs

Silvio

Este texto teve a colaboração e insights do professor Osvaldo Luiz Padovan – Escola SENAI Armando de Arruda Pereira – SCS, que com sua criatividade em resolver problemas, nos inspirou a pensar e compartilhar este tema.

SILVIO ACHERBOIMCEO da ACHER CONSULTORIA E TREINAMENTO é apaixonado por gente e se especializou em desenvolver talentos. Com seus 30 anos de experiência em educação corporativa, soft skills, formação de times de alta performance, desenvolvimento de produtos, vendas e negociação, desperta nas pessoas a busca por meta competências como: comunicação, criatividade, empatia, visão holística dos negócios, liderança, capacidade em tomar decisões e agir, inovação e aprendizado contínuo. Assume que criar, inventar e treinar essas habilidades são sempre o melhor caminho para a construção do cotidiano. Nesses 23 anos no comando da ACHER já treinou mais de 100 mil pessoas em 120 diferentes empresas. Tem mostrado às pessoas que elas podem ser protagonistas e transformando seu dia a dia e sua carreira com motivação, enxergando e implementando soluções disruptivas. Autor de dois livros: “Negócio Fechado”, que já está em sua 10ª edição e “Vai lá e Vende”, com cerca de 3 mil exemplares distribuídos para diversas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn