Se não está sendo fácil para as organizações reterem seus...
Leia maisO tempo voa mesmo!
Silvio Acherboim
silvioacher@gmail.com
ARTIGOS RECENTES SOBRE SOFTSKILLS
Inteligência Emocional – todos tem?
E quem não sabe se tem, como desenvolver? Para falar...
Leia maisARTIGOS RECENTES SOBRE VENDAS
Série BURNOUT E BURNON – ISSO PODE E VAI DERRUBAR VOCÊ- Episódio 3
O papel do COLABORADOR No post anterior, episódio 2, falamos...
Leia maisO tempo voa mesmo!
Pois é, já estamos em outubro, o ano já acabou.
Essa é uma das frases que mais escuto ultimamente e sabe por quê?
Porque aprendemos a empurrar o tempo e não a vivê-lo.
Disciplina, planejamento e produtividade são conceitos que só de ouvir nos dão arrepios.
Então o que podemos fazer para melhorar nosso dia a dia e nossa vida frente a tudo isso?
Em primeiro lugar vamos dividir nossa vida em duas partes. Como assim?
Uma parte é o “mundo ideal” e o outro o “real.
O mundo ideal:
Tornar-se pontual e disciplinado com suas tarefas;
Gerar resultados efetivos;
Trazer confiança para o dia a dia de trabalho;
Alcançar suas metas mais rápido e com consistência;
Aumentar o nível de produtividade;
Diminuir a carga de stress e ansiedade.
O real:
Aprender a priorizar o que é urgente – tipo pra já, precisa ser entregue hoje, tenho alguns dias para fazer;
Aprender a delegar;
Aprender a negociar as horas necessárias;
Não se iludir com sua produtividade;
Não procrastinar para não cair em desespero;
Pedir ajuda quando necessário – isso não significa incompetência.
Até aqui ok. Mas e como coloco em prática tudo isso mesmo? Existe um “pulo do gato” para gerenciar o tempo?
Nas minhas andanças entre agendas, cursos e treinamento sobre o assunto encontrei algumas formas, não fórmulas, que me ajudaram muito. Que tal experimentá-las e depois me contar o que aconteceu?
A premissa mais importante para mim é: Encontre a sua estratégia de controle do tempo.
A conscientização do uso do tempo está dentro de cada um de nós. O número de horas no dia não vai aumentar, então sabemos que dentro das 24 horas precisamos nos auto organizar. Nesses novos tempos a sugestão é que busque dentro de você aquilo que mais faz sentido para sua vida.
Se ajudar, seguem 5 regras de ouro nesse caminho:
- Estabeleça prioridades que o deixem confortável
Sabendo que é preciso trabalhar, ganhar dinheiro, mas também cuidar de você e dos outros. Não peça a alguém para dizer de que forma você deve administrar o seu tempo. Com certeza você vai encontrar centenas de fórmulas milagrosas, mas saiba, nenhuma delas vai se encaixar a você, porque só você sabe o que é bom para você.
- 2 – O ajuste de tempo se faz dia a dia
Faça uma lista de tarefas que tenha a sua cara, a sua dinâmica e a sua produtividade. Com certeza você vai estabelecer uma fórmula de administrar seu tempo, respondendo aos compromissos e ainda cuidando de você.
- 3 – Dê atenção especial aos desperdiçadores de tempo
Redes sociais, por exemplo: Quem aqui já não se arrependeu de ter ficado horas nas redes sociais, quando deveria ter trabalhado, estudado, brincado com as crianças, namorado, dormido, lido ou assistido um bom filme. Tempo perdido só gera pânico.
- 4 – Conscientize-se o mais rápido possível
Parece balela, mas é sério isso. Quanto mais depressa você se conscientizar das coisas que te desconcentram, mais rápido vai perceber que só depende de cada um de nós gerir nosso tempo.
5 – Existem muitas intercorrências e imprevistos sim.
E é isso que chamamos de vida. Esse relógio que não para tem subidas e descidas, tropeços e alegrias, momentos de parada e de fortes emoções. Muitas vezes tudo isso leva a uma grande “montanha russa” mais ou menos como um gráfico quando fazemos um “eletrocardiograma”. Porém lembre-se, quando o marcador cardíaco fica constante é porque não há mais vida para viver.
Bora lá curtir esse tempo que é nosso amigo. Aguardo seus comentários e dicas de como viver com mais tempo ou melhor, com o tempo que todos temos.
Abs.
Silvio
SILVIO ACHERBOIM – CEO da ACHER CONSULTORIA E TREINAMENTO é apaixonado por gente e se especializou em desenvolver talentos. Com seus 30 anos de experiência em educação corporativa, soft skills, formação de times de alta performance, desenvolvimento de produtos, vendas e negociação, desperta nas pessoas a busca por meta competências como: comunicação, criatividade, empatia, visão holística dos negócios, liderança, capacidade em tomar decisões e agir, inovação e aprendizado contínuo. Assume que criar, inventar e treinar essas habilidades são sempre o melhor caminho para a construção do cotidiano. Nesses 23 anos no comando da ACHER já treinou mais de 100 mil pessoas em 120 diferentes empresas. Tem mostrado às pessoas que elas podem ser protagonistas e transformando seu dia a dia e sua carreira com motivação, enxergando e implementando soluções disruptivas. Autor de dois livros: “Negócio Fechado”, que já está em sua 10ª edição e “Vai lá e Vende”, com cerca de 3 mil exemplares distribuídos para diversas empresas.