Como reter os talentos da geração Z?

2 de setembro de 2024

Solange Crepaldi

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Se não está sendo fácil para as organizações reterem seus talentos de outras gerações, imagine os da geração Z, que valorizam experiências, equilíbrio entre vida pessoal/ profissional, impacto social além de exigirem uma abordagem diferente das gerações anteriores.

Para saber como retê-los, antes é preciso saber como pensam e se comportam no mundo do trabalho.

A geração Z não se submete a qualquer emprego. Ela busca trabalhar em empresas que tenham um propósito claro e um impacto positivo na sociedade. Antes de aceitarem o emprego procuram verificar se a empresa conecta os colaboradores ao propósito maior da empresa. Querem saber como o seu trabalho vai contribui para esse impacto e se haverá aumento de engajamento.

Com essa primeira etapa satisfeita e o jovem se sentindo coparticipante, as outras questões passam a ser complementares.

Para reter esses talentos alguns requisitos são muito valorizados por exemplo, ter flexibilidade de horário, trabalhar remotamente. O fato de se oferecer modelos de trabalho híbridos pode ajudar a atender às suas necessidades de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O jovem da geração Z é curioso, busca crescimento e aprendizado contínuos. Ao se proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional, como treinamentos, programas de mentoria e planos de carreira claros, ajuda muito a manter esses colaboradores motivados.

Outro ponto importante é que essa geração valoriza a autonomia e a confiança. Delegar responsabilidades, permitir a tomada de decisões e oferecer liberdade criativa são formas de manter os talentos engajados.

A maioria das organizações já está antenada quanto à cultura inclusiva e diversificada que deve adotar. Como essa geração valoriza ambientes que respeitam diferenças e promovem a equidade, esse é um dos pontos favoráveis para reter os talentos dessa geração. Se a empresa participar de projetos sociais ou de iniciativas de sustentabilidade, aí sim marcou um golaço no diferencial para atrair e reter esses talentos, que buscam empresas alinhadas com suas crenças e valores.

Se a empresa já possuir uma cultura de comunicação aberta onde o feedback seja constante e bidirecional, os jovens irão se sentir mais confortáveis, pois terão feedbacks rápidos de onde podem melhorar e onde estão se destacando.

Os benefícios tradicionais que funcionavam às outras gerações, para esta cabe à empresa oferecer opções mais personalizadas, como apoio à saúde mental, dias de folga para atividades pessoais ou mesmo benefícios voltados à sustentabilidade.

Um ponto quase desnecessário discutir, mas que impacta diretamente nessa geração é ter um mundo digital atualizado, moderno e com as novas tecnologias alinhadas com o futuro, afinal eles já nasceram tecnológicos.

Para manter essa galera acesa é bom pensar em programas de reconhecimento e recompensas frequentes por conquistas e celebrações de marcos importantes. Nada como uma boa comemoração para manter o entusiasmo e o comprometimento dos talentos da Geração Z.

E aí? Vamos nos organizar para atrair essa geração que começa a decolar? Temos um grande papel a cumprir para não só reter esses novos talentos, mas promover o engajamento e o comprometimento a longo prazo.

Vamos em frente. Fale conosco.

Abraço

Silvio Acherboim

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