Treinamento: Porque investir?

26 de julho de 2024

Solange Crepaldi

ARTIGOS RECENTES SOBRE SOFTSKILLS

ARTIGOS RECENTES SOBRE VENDAS

O que pensam os empresários sobre treinamento.

A ABTD divulgou um dado de pesquisa no qual revela que 61% das empresas brasileiras investem em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.

Isso indica que o empresário brasileiro está cada vez mais consciente da necessidade e importância de capacitar e reciclar os colaboradores ao longo de sua vida profissional.

Ainda é pouco o valor do investimento, apenas 2,3% da folha salarial são destinados a T&D dos funcionários. Hoje é crucial entender que o cenário empresarial evolui e a capacidade de adaptação e aprendizado precisam ser rápidos, porque é esse o diferencial competitivo que se busca hoje.

Empresários que investem em treinamento dizem que é surpreendente como os resultados positivos e os benefícios que esse investimento traz ficam evidentes. “É perceptível a mudança de comportamento na dinâmica do dia a dia da empresa”.

Depoimentos

Em alguns depoimentos os empresários apontaram mudanças significativas:

  • Melhoria na produtividade: pessoas bem treinadas são mais eficientes e produtivas, o que pode resultar em aumento da produção e melhoria na qualidade do trabalho.
  • Maior qualidade de serviço/produto: o treinamento ajuda os funcionários a entenderem melhor os processos e padrões da empresa, o que se traduz em produtos ou serviços de maior qualidade.
  • Redução da rotatividade: os funcionários sentem-se valorizados com os treinamentos e isso pode aumentar a satisfação no trabalho e a lealdade à empresa. Esse sentimento de pertencimento reduz a rotatividade e todos os custos associados ao desligamento e contratações de novos funcionários.
  • Inovação e competitividade: é inegável que funcionários bem treinados estão mais preparados para adotar novas tecnologias e metodologias, o que se traduz de forma imediata na posição de empresa em se manter competitiva e inovadora.
  • Melhoria na moral e no engajamento dos funcionários: treinamentos motivam e isso é fato, a seu reboque o ambiente se torna mais positivo e colaborativo.

Treinamento: Custo ou Investimento?

Diante dessas importantes e valiosas constatações eu pergunto, por que ainda há empresários que relutam em chamar treinamento de custo ou o tempo dispendido de deperdício, ou ainda sentem-se acuados com o medo da perda do funcionário?

Essa postura se destoa dos modernos métodos de crescimento profissional.

Falta diálogo… falta uma boa conversa com os profissionais que atuam nesse segmento.

Porque não começar a aumentar sua percepção de valor, entender que os benefícios e resultados aparecem de forma visível, mesmo quando não se consegue mensurá-los.

Vale pensar que os concorrentes muitas vezes se destacam pela ousadia, por arriscar novos meios para atingir objetivos e metas em menor prazo.

Que tal dar uma sacudida na cultura organizacional da empresa que não está valorizando o desenvolvimento contínuo?

Se você quer saber mais sobre treinamento leia este post.

Para saber mais sobre a diferença entre treinamento e desenvolvimento clique aqui!

Pense nisso. Vamos falar!

Abraços

Silvio Acherboim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
LinkedIn